(31) 3317-8945 WhatsApp | lider@lidersoftwares.com.br

Blog

O que são Cartas de Controle

Cartas de Controle são gráficos utilizados para acompanhar um processo. Considerada uma das 7 ferramentas da qualidade, as Cartas de Controle são muito utilizadas nas empresas e indústrias para determinar se o processo está operando em controle estatístico. Basicamente é representada por um gráfico em execução que inclui estatisticamente limites de controle superior e inferior.

São inúmeros os benefícios que podemos alcançar utilizando a Carta de Controle. Devido a fácil identificação das causas de variação, é possível diminuir retrabalhos, garantir a qualidade do produto final, diminuir custos e garantir melhorias constantes.

Tipos

Existem dois tipos de Cartas de Controle:

  • Por variáveis: é mais complexa, porém, apresentam maior número de informações. O benefício de utilizar essa opção é a possibilidade de aplicar ações preventivas. O controle por variáveis também permite a identificação das falhas com maior facilidade.
  • Por atributos: consiste em identificar se o processo está conforme ou não. Essa é uma opção mais simples de ser realizada e permite aplicar ações corretivas.

Essa ferramenta auxilia a equipe a identificar as causas raízes das irregularidades que ocorrem durante o processo. Desta forma, é possível inovar e aprimorar constantemente os procedimentos internos, garantindo a satisfação dos clientes.

Fonte: Hadrion e Citisystems.