(31) 3317-8945 WhatsApp | lider@lidersoftwares.com.br

Blog


O que é Planejamento de Experimentos (DOE)

O Planejamento de Experimentos (Design of Experiments - DOE) ou Experimentação Planejada é uma coleção de métodos para ajudar a aumentar a velocidade de aprendizado sobre melhorias em sistemas, processos e produtos.

Os métodos de experimentação planejada são apropriados para compreender as causas importantes de variação em um processo e avaliar mudanças no processo. Um experimento é uma mudança em um processo ou produto e é uma análise do efeito dessa mudança em uma ou mais medidas de qualidade.

Princípios 

Os três princípios básicos de teste de mudança para ajudar uma equipe e indivíduos a aumentar sua taxa de aprendizado sobre mudanças são:

  • Teste em pequena escala e construa o conhecimento sequencialmente.
  • Colete os dados ao longo do tempo.
  • Inclua uma ampla variedade de condições.

A experimentação planejada é um método importante tanto para entender as causas de variação, ou problemas no processo, quanto para desenvolver, testar e implementar mudanças no processo, que reduzem ou eliminam as causas de variação. Os gráficos de controle também são ferramentas importantes para determinar as causas de variação em um processo.

Uma experiência estrategicamente planejada e executada pode fornecer uma grande quantidade de informações do efeito sobre uma variável de resposta devido a um ou mais fatores. Muitas experiências envolvem manter certos fatores constantes e alterar os níveis de outra variável. No entanto, essa abordagem de um-fator-a-tempo (ou OFAT) para processar o conhecimento é ineficiente quando comparada com a mudança simultânea de níveis de fator.

Capacitação

A Líder oferece treinamento de DOE Avançado utilizando o software Minitab 18. Conheça os tópicos deste treinamento.

Fonte: FM2S

.