(31) 3317-8945 | lider@lidersoftwares.com.br

Blog

O que é a análise qualitativa de dados?

A análise qualitativa de dados (QDA) é um modo não numérico de analisar dados. Os métodos de análise qualitativos são usados em muitos campos acadêmicos, como sociologia, psicologia, ciência política, medicina e ciências da educação, entre outros, para conduzir pesquisas científicas.

O principal objetivo da análise qualitativa de dados é sempre obter alguma forma de explicação, compreensão ou interpretação dos fenômenos sociais.Ela enfatiza as experiências, opiniões, comportamentos e contextos sociais dos participantes da pesquisa. Em suma, o QDA é usado para responder a perguntas sobre o “como” e “porquê” de uma situação, em vez de “quantos”.

Escolher sua metodologia de análise dependerá de sua(s) pergunta(s) de pesquisa, objetivos (encontrar padrões ou comparação de grupos), o tipo de dados que você está usando (entrevistas ou tweets), como seus dados foram coletados (entrevistas estruturadas versus não estruturadas, por exemplo), e que tipo de sistema de categorização (também chamado de sistema de codificação) você precisa desenvolver (por exemplo, abordagens dedutiva versus indutiva).

Maxqda

Organizar seus dados para uma análise qualitativa pode ficar muito complicado sem o uso de software, especialmente se você estiver trabalhando com grandes volumes de informação. Organizar seu material com o MAXQDA é fácil, pois ele te ajuda a coletar, organizar, analisar, visualizar e publicar seus dados.

Este software permite auxiliar na pesquisa qualitativa, como análise de transcrição, codificação e interpretação de texto, abstração recursiva, análise de conteúdo, análise de discurso e metodologia de teoria fundamentada.

Conheça as funcionalidades do Maxqda e os treinamentos que a Líder oferece nesta ferramenta.

Fonte: Maxqda.