(31) 3317-8945 WhatsApp | lider@lidersoftwares.com.br

Blog

Análise de dados: 6 etapas para colocar em prática

Com a transformação digital e a imensa quantidade de dados que as empresas passaram a ter à sua disposição por meio dos mais diversos softwares, seja de análise de dados, ferramentas de marketing digital, BI e até big data, o acesso à informação se tornou muito mais ágil.

A análise de dados é uma técnica que tem como objetivo permitir que o gestor tenha acesso a informações relevantes sobre a empresa e identifique oportunidades de negócio, facilitando as tomadas de decisão.

Uma boa análise pode se feita a partir de diferentes abordagens e métodos. Por isso, para te dar um melhor direcionamento, separamos uma metodologia de análise de dados dividida em 6 etapas.

1ª Etapa – Definição das perguntas

A primeira etapa da nossa metodologia de análise de dados diz respeito à definição das perguntas que você pretende responder ao analisar os dados que você tem em mão.

As perguntas devem ser mensuráveis, claras e concisas. Elabore suas perguntas para qualificar ou desqualificar possíveis soluções para seu problema ou oportunidade específica.

Imagine a seguinte situação. A sua empresa tem enfrentado problemas com um fornecedor; o contratado está gerando custos crescentes para você e tem se mostrado incapaz de oferecer propostas competitivas no contrato. Nesse caso, uma pergunta que você pode fazer para solucionar esse problema é: A empresa tem condições de arcar com uma multa de quebra de contrato e contratar outro fornecedor que ofereça melhores condições?

2ª Etapa – Defina o que medir

Usando o exemplo do fornecedor, citado anteriormente, considere que tipo de dados você precisaria para responder à sua pergunta-chave. Nesse caso, você necessita saber, por exemplo, os custos que aquele fornecedor específico representa para a sua empresa.

Depois, certifique-se de incluir toda e qualquer objeção razoável ​​que tanto a sua empresa quanto o fornecedor possa apresentar. Se você for, de fato, trocar de fornecedor, procure quantificar os impactos dessa decisão.

3ª Etapa – Defina como medir

Nesta terceira etapa da metodologia de análise de dados, é muito importante pensar sobre como você mede seus dados. Isso porque o processo de mensuração pode afetar a qualidade dos dados coletados. Veja abaixo algumas perguntas que podem ser feitas para essa etapa:

  • Qual é o seu prazo disponível para analisar os dados?
  • Qual será a fonte dos dados?
  • Quais fatores devem ser incluídos na análise?

Levando isso em conta, estabeleça critérios que permitirão coletar os dados em tempo hábil, sem afetar sua qualidade.

4ª Etapa – Faça a coleta de dados

Com sua pergunta e suas prioridades de medição claramente definidas, é hora de coletar seus dados. Nesta etapa do método de análise de dados, determine quais informações podem ser coletadas de bancos de dados ou fontes existentes. Colete esses dados primeiro.

Determine com antecedência um sistema de armazenamento e nomeação de arquivos para ajudar todos os membros da equipe a colaborar. Esse processo economiza tempo e impede que os membros da equipe coletem as mesmas informações duas ou mais vezes.

Se você precisar coletar dados por meio de observação ou entrevistas, desenvolva um modelo de questionário com antecedência a fim de otimizar o tempo. Mantenha seus dados coletados devidamente identificados e organizados.

5ª Etapa – Faça a análise de dados

Depois de coletar os dados certos para responder à pergunta que você fez na 1ª Etapa, chega-se à análise aprofundada desses dados. Você pode recorrer à gráficos, tabelas e outros recursos visuais que permitam uma visualização mais clara dos dados coletados.

Uma tabela dinâmica, por exemplo, pode te ajudar a classificar e filtrar os dados a partir de diferentes variáveis. Durante esta etapa do nosso método de análise de dados, a utilização de softwares pode ser extremamente benéfica.

À medida que você for manipulando os dados, é possível que você precise revisar sua pergunta original ou coletar mais dados. De qualquer forma, essa análise inicial ajuda você a concentrar sua análise de dados para responder melhor à sua pergunta e a quaisquer objeções que possam aparecer.

6ª Etapa – Interprete os resultados

Depois de analisar seus dados e possivelmente realizar mais pesquisas, finalmente é hora de interpretar seus resultados. Ao interpretar sua análise, faça perguntas como:

  • Os dados respondem à pergunta original? Se sim, de que forma?
  • Os dados ajudam você a se defender de qualquer objeção? Se sim, de que forma?
  • Existe alguma limitação nas suas conclusões? Se sim, quais?

Se a sua interpretação dos dados se sustentar sob todas essas questões e considerações, provavelmente você chegou a uma conclusão produtiva. A única etapa restante é usar os resultados do processo de análise de dados para decidir o melhor curso de ação.

Fonte: Siteware.